Comer, à distância de um botão*

Cozinhar o nosso caminho através da tecnologia

Comida-feita-em-impressora-3D

A agricultura percorreu um longo caminho no século passado. Produzimos mais alimentos do que nunca – mas o nosso modelo atual é insustentável e, à medida que a população mundial se aproxima rapidamente de 8 bilhões, os métodos modernos de produção de alimentos irão precisar de uma transformação radical para acompanhar.

Vamos ser realistas: a precisão é importante. Já estamos obcecados com a perfeição e a nova tendência alimentar instagramável. A comida não é só uma maneira de nos alimentarmos, tornou-se um estilo de vida. Muitos millennials auto entitulam-se foodies. Eles vão ficar na fila para a pastelaria perfeita, café dignos de serem fotografados.

Durante as últimas décadas, a tecnologia influenciou muitos aspectos de nossas vidas e o modo como a vivemos. E goste ou não, em breve a comida também será uma delas.

A impressão 3D é um processo de fabricação aditiva que cria um objeto físico a partir de um desenho digital. Existem diferentes tecnologias de impressão 3D e materiais que podem ser impressos, mas todos são baseados no mesmo princípio: um modelo digital é transformado num objeto físico tridimensional, adicionando material camada por camada. E se o material a ser impresso for comida?

A impressão 3D dos nossos alimentos, não só nos permitirá montar um prato perfeito para a foto perfeita, mas também irá mudar aquilo que comemos. Esta tecnologia oferece novas possibilidades, como desenhos complexos, fabricação em massa e refeições personalizadas, etc.

Obviamente existem inúmeras vantagens na produção de alimentos numa impressora. Essas vantagens devem se tornar mais importantes à medida que a tecnologia de impressão melhora e a velocidade de impressão aumenta.

Como as impressoras 3D seguem as instruções digitais à medida que imprimem, elas podem um dia produzir alimentos contendo a percentagem correta de nutrientes necessários para uma determinada idade, estilo de vida ou condição médica. A quantidade de diferentes vitaminas e minerais e de proteína, carboidratos ou ômega-3 podem ser controlados.

Considerando os benefícios num futuro próximo, a NASA fez parcerias com empresas para criar um tipo de impressora mais eficaz. A impressora será capaz de combinar o material em pó com um líquido para fazer uma grande variedade de alimentos. O objetivo da Nasa é aumentar a nutrição, a estabilidade e a segurança dos alimentos dados aos astronautas enquanto estão no espaço. Isso será especialmente importante durante as missões no espaço profundo.

Como a aparência de um alimento impresso em 3D depende do modelo que foi criado para instruir a impressora, uma grande variedade de formas, texturas e decorações podem ser produzidas. Os alimentos impressos podem se assemelhar aos alimentos tradicionais, como uma pizza, ou podem ter uma aparência incomum ou até única. Assumindo que os modelos 3D já tenham sido criados, os alimentos com designs complexos ou apresentação de placas de fantasia podem ser criados mais facilmente por uma impressora do que manualmente.

Com a impressão de alimentos 3D, uma vez que começamos a pensar no futuro, não se trata apenas dos designs bonitos e do aspecto de automação – é sobre os aspectos de personalização e nutrição.

Tudo torna-se possível. Todas as múltiplas possibilidades que a impressão 3D trouxe para a arquitetura, construção e design, agora podem ser traduzidas para o mundo da culinária.

* Este artigo foi originalmente publicado na revista online Wall Street International Magazine [08/10/2018]

Imagem: Daguerreótipo: Comida feita em impressora 3D

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: