O conceito de Memória na Era Digital*

Como a tecnologia nos está a ajudar a lembrar

As-tecnologias-digitais-o-computador-e-as-maquinas-controladas-por-computador-infiltraram-s

 

A tecnologia tem vindo a influenciar cada vez mais aspectos das nossas vidas.

Olhando para trás, entendemos que

«as transformações que observamos hoje são inseparáveis de condições como a globalização. São também o resultado de um processo histórico muito mais longo e mais complexo do que a recente conversa de designers sobre ferramentas digitais».

(Picon, em Digital Culture in Architecture. An Introduction for the design professions).

Os desenvolvimentos trazidos pela sociedade da informação no final do século XX estão inquestionavelmente a afetar todas as áreas do conhecimento. Talvez algumas das maiores transformações em muitas disciplinas possam ser atribuídas ao uso extensivo de ferramentas digitais, ao fácil acesso à informação e à nova capacidade de acesso e geração de dados.

As tecnologias digitais – o computador e as máquinas controladas por computador – infiltraram-se em todos os aspectos da vida, proporcionando uma evolução sustentada e acelerada tanto social como económica. As tecnologias digitais serão indiscutivelmente um dos principais impulsionadores da inovação do ambiente construído no século XXI.

A inovação explosiva e a adoção de tecnologia e de fontes ricas de informação estão a mudar as cidades em que vivemos, trabalhamos e jogamos.

Estamos a viver na era dos smartphones, e a comunicação nunca foi tão fácil. Com as redes sociais estamos sempre em contacto com os nossos amigos e a milhões de outras pessoas, não importa onde estamos, podemos trocar mensagens, obter todos os tipos de notificações e compartilhar informações a um custo muito baixo, tudo o que precisamos é de um smartphone com ligação à internet.

Até que ponto nos precisamos de lembrar, quando uma máquina se pode lembrar por nós, sem qualquer esforço? Todos nós confiamos cada vez mais nos nossos dispositivos eletrónicos para memorizar informação para nós, pois representam uma quantidade inimaginável de capacidade de informações nas pontas dos dedos.

Do chip ao computador, as nossas tecnologias de memória oferecem-nos uma vantagem de sobrevivência única: o conhecimento.

A memória e a forma como recordamos, esquecemos e lembramos de eventos, pessoas, lugares, etc., a nível individual, há muito que tem sido um tema muito investigado. No entanto, a noção de memória coletiva como percepção comum gerada socialmente de um item foi introduzida e estudada apenas recentemente, na altura em que as nossas sociedades começaram a tornar-se altamente conectadas através dos novos canais de comunicação. No entanto, esses estudos referem-se a configurações off-line.

Mas a evolução das tecnologias digitais nos últimos anos influenciou significativamente a forma como acompanhamos os eventos, tanto a nível individual como coletivo. Essas tecnologias também nos forneceram enormes quantidades de dados, que estão a ser utilizados para estudar diferentes aspectos do nosso comportamento social. No entanto, houve apenas alguns estudos empíricos em larga escala sobre lembrança on-line no nível global usando esses dados.

As tecnologias de comunicação de informação recentemente desenvolvidas, particularmente a Internet, afetaram a forma como nós, tanto como indivíduos como uma sociedade, criamos, armazenamos e recuperamos informações.

«Nomeio a memória e reconheço o que nomeio. E onde o reconheço senão na própria memória? Acaso também ela está presente a si mesma por meio da sua imagem e não por si mesma?»

(Confissões, Santo Agostinho)

* Este artigo foi originalmente publicado na revista online Wall Street International Magazine [08/01/2018]

Imagem: As tecnologias digitais – o computador e as máquinas controladas por computador – infiltraram-se em todos os aspectos da vida

[English version]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s