Unfold memories

 

 

Maquete de fotolivro desenvolvida para a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa 2017.

A maqueta tem a dimensão de 10x10cm, com encadernação do tipo origami, com 10 fotografias a preto e branco.

As fotografias foram tiradas utilizando uma câmera artesanal de estenopeica (a pinhole TOSCA, da Imagerie) com filme de médio formato (120) e a revelação “caseira” a preto e branco.

Da mesma forma que o obturador de uma camera é um mecanismo que se abre e fecha, controlando o tempo de exposição do filme a fim de registar uma imagem, o tipo de encadernação em origami deste fotolivro reproduz esse conceito, dando uma nova dimensão emocionante ao livro e permitindo ao público desdobrar a página e revelar as memórias gravadas no filme.

Ao recorrer ao processo de fotografia estenopeica com uma câmera pinhole, permite uma ausência de controlo em todo o processo de fotografia bem como produzir fotografias sem o tradicional aparato tecnológico que envolve o fazer fotográfico.

As imagens feitas com pinholes são capazes de fomentar um novo modelo de visão fotográfica, deslocando o modo de representação: a imagem mais objetiva é aquela que não conta com o auxílio da lente. Para além do seu caráter educativo e lúdico, as fotografias com pinhole propõem um outro paradigma de visão do mundo. As coisas passam a ser a medida do olhar do observador. O olho humano deixa de ser o único lugar da visualidade e o fotógrafo passa a ter um trabalho dialógico com a câmera, que deixa de ser um aparelho e passa a ser um objeto-máquina.

As fotografias presentes no fotolivro foram realizadas no âmbito da oficina de fotografia estenopeica e de revelação, realizado pela Imagerie.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s